top of page
Buscar
Foto do escritorAmanda de Sousa

Você sabe quando um imóvel é considerado irregular?

Seu imóvel pode estar irregular e você nem sabe. Confira agora o que é um imóvel irregular, as consequências disso e como resolver esse problema



O sonho da casa própria é uma das conquistas que a maioria deseja ter. Ter um teto, uma moradia faz parte do imaginário de muita gente, seja para morar sozinho, ou após o casamento, enfim, são muitos os motivos.


Também é de se ressaltar que adquirir um imóvel requer um certo investimento, visto que o valor é considerável. Por muitas vezes o dinheiro foi poupado por muito tempo, através do esforço de muito trabalho, suor e abdicações. E por ser um investimento que demanda um alto valor é que as pessoas esperam, no mínimo, ter um imóvel para chamar de seu, um patrimônio para deixar para seus filhos, ou seja, um imóvel regular, conforme manda a Lei.


Entretanto, não são raros os casos em que a aquisição do imóvel próprio pode ser o início de um pesadelo, visto o desconhecimento daquele que comprou o imóvel em determinadas condições. É aí que o seu imóvel pode estar irregular e começar a dar uma tremenda dor de cabeça.


Mas afinal, o que é um imóvel irregular?


A irregularidade de um imóvel pode se dar por vários motivos, seja na parte legal (documentos) e até mesmo na construção.


Os principais motivos que fazem um imóvel ser considerado irregular são:


>O imóvel não ter matrícula/transcrição própria (ausência);

>Falta de registro no cartório de Registro de Imóveis (até pode ter matrícula/transcrição, porém não levou o título para registro);

>Construção sem alvará emitido pela prefeitura;

>Edificação sem observar o projeto aprovado pela prefeitura;

>Reforma da casa sem observar o projeto aprovado;

>Ausência da averbação de construção na matrícula do imóvel.


Agora você já sabe as principais razões que levam um imóvel a ser considerado irregular. Mas você pode estar se perguntando: conheço muita gente que tem imóvel assim e vivem normalmente.


Bom, um imóvel irregular pode não te impedir de viver, mas pode gerar as seguintes consequências:


>Sofrer embargo e/ou multa pela prefeitura pela construção indevida;

>Recusa dos bancos para permitir financiamento/empréstimo com o próprio imóvel como garantia;

>Não ter o habite-se emitido pela prefeitura (documento esse que comprova que a edificação está apta para ser habitada);

>Não conseguir transferir e/ou alugar o imóvel;

>Desvalorização do imóvel;

>Não é possível partilhar o imóvel como herança, visto não ter matrícula/transcrição.


Tá vendo? É um problema atrás do outro ter imóvel irregular, e fora que o prejuízo é certo.


Afinal, como é possível resolver todos esses problemas? Talvez você sozinho não consiga, razão pela qual o auxílio de um (a) profissional habilitado deve ser considerado.


Advogados (as) especialistas em Direito Imobiliário poderão prestar serviços na parte legal, podendo indicar a melhor situação que cabe ao seu problema, seja para colocar o imóvel em seu nome, averbar a construção, regularizar junto à prefeitura; engenheiros (as) e/ou arquitetos (as) ficam com a parte de projetos da construção, de forma a realizar uma edificação dentro dos parâmetros que a Lei impõe.


Por isso, quando tiver que lidar com o seu patrimônio, não hesite em contratar os serviços de um profissional habilitado (e especialista) de sua confiança.


Se você gostou desse post curta, compartilhe nas suas redes sociais.

Comente aqui embaixo o que você achou sobre o post


Grande abraço!


Amanda de Sousa

7 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page